Avaliação de Programas e Projetos

É crescente a preocupação com a prestação de contas dos investimentos públicos (accountability) e privados, pois cada vez mais as organizações querem certeza da efetividade de suas ações. Além disso, a avaliação é entendida como uma ferramenta do planejamento estratégico, representando um processo dinâmico e permanente, que se inicia na fase de concepção de um projeto e segue durante o seu desenvolvimento, garantindo assim a implementação das melhores estratégias para a consecução dos objetivos e metas, segundo critérios de eficiência, eficácia, efetividade, legalidade, legitimidade, moralidade, publicidade, economicidade, etc.

A avaliação, principalmente em finais de período fiscal ou financeiro, fornece ainda subsídios para escolhas futuras quanto à viabilidade e relevância da manutenção, replicação ou ampliação de um dado programa ou projeto. Sua utilidade é inquestionável. Trata-se de uma prática de gestão que precisa ser incorporada em todas as organizações, principalmente naquelas que dependem de algum tipo de financiamento público, e que buscam ser éticas e transparentes em suas ações e resultados.

Em países em desenvolvimento como o Brasil, em que os problemas sociais são numerosos e graves e os recursos reduzidos, a avaliação torna-se uma obrigação ética, independentemente, de os recursos partirem ou não do governo. A crise social com alto percentual de pobreza, a demanda de uma parte significativa da população por projetos sociais e o aumento do interesse na eficiência e no impacto do gasto social são fatores que ampliam o interesse por avaliação de programas.

A avaliação de programas inclui a análise do grau de êxito dos mesmos e de seus impactos sobre os beneficiários diretos e indiretos e sobre a sociedade como um todo. Mescla metodologias qualitativas e quantitativas e a exploração dos pontos de vista dos diferentes stakeholders (pessoas e instituições envolvidas no Programa).

Porém, em que medida as avaliações feitas têm adotado a metodologia correta? É importante se ter a preocupação com a validade das pesquisas de avaliação de programas, pois não basta realizar a avaliação, é preciso que ela seja válida. A HOJE/EMP é rigorosa no estabelecimento do desenho d a avaliação de programas, pois acredita que somente com a metodologia adequada se pode assegurar o correto emprego dos recursos e o máximo de eficiência e efetividade das ações.

Saiba Mais

Compromisso HOJE/EMP Consulting: Bases Sólidas para Nossos Projetos

Celebramos termo de compromisso em todos nossos projetos, abordando temas como ética, perfil de atuação e componentes técnicos importantes para o sucesso em nossos trabalhos.

Saiba mais


HOJE/EMP Consulting - Ajudando sua organização a encontrar os melhores caminhos.
Conte conosco.