Pesquisa de Mercado

Nesse espaço, apresentamos nossas áreas de atuação em pesquisa, a partir das competências essenciais desenvolvidas ao longo dos anos com nossas experiências e casos de sucesso.



Pesquisas de Prospecção de Mercado

O objetivo das pesquisas de prospecção de mercado é avaliar a demanda atual e a futura para produtos e serviços dos mais diversos segmentos. Compreende informações como tamanho de mercado, possibilidades de segmentação e diferenciação, identificação de nichos e avaliação de concorrentes. Também é útil para indicar a posição da marca no mercado e as possíveis estratégias de posicionamento a serem adotadas.

Acompanhamento do Desenvolvimento de Produtos

A pesquisa de mercado é útil em diferentes fases do processo de desenvolvimento de novos produtos como teste de conceito, elasticidade de preço e de demanda, aceitação de novos produtos e serviços. Inclui pesquisas de demonstração/experimentação e realização de teste de mercado, com análise de vendas, tendências futuras e sinalização do ciclo de vida de produtos.

Pesquisa de Acompanhamento de Hábitos de Compra

As pesquisas de acompanhamento de hábito de compra compreendem a análise dos fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos que influenciam o processo de compra. Também possibilita a identificação do tipo de compra, em relação ao nível de envolvimento do cliente/usuário. São fundamentais para o estabelecimento das estratégias de segmentação psicográfica e comportamental.

Análise de Impactos de Campanhas Promocionais

As campanhas promocionais incluem desde campanhas publicitárias a outras ações como campanhas de demonstração, distribuição de brindes e amostras, ações de relações publicas, dentre outras. A análise de impacto mensura a relação custo-benefício dessas campanhas, apontando os resultados obtidos e a tendência de durabilidade dos mesmos. Para campanhas publicitárias inclui tese de recall e day after.

Avaliação da Satisfação sobre a Aquisição

Conhecer a satisfação do consumidor é fundamental para a definição das estratégias mercadológicas. A pesquisa de avaliação de satisfação mensura não somente o grau de satisfação, mas todo o seu processo de formação. Considera componentes como expectativa anterior, satisfação/frustração em relação ao uso, valor esperado versus valor percebido e intenção de repetição de compra.



A HOJE/EMP Consulting sempre discute com seus clientes as metodologias e as técnicas mais indicadas para os projetos de pesquisa, adaptando instrumentos e ferramentas para o alcance dos objetivos propostos.

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